SP Centro

Tratamento clínico e cirúrgico da calvície (alopecia androgenética), atendimento em São Paulo/Capital, Santos/SP e Cuiabá/MT.

Categoria: SP Centro – Clínica Dr. Gustavo Ochiuto

Como funciona o tratamento clínico

Após a realização de exames são determinados os tratamentos, que visam a bloquear, no caso dos homens, a conversão da testosterona em DHT, impedindo o estimulo de queda.

Para as mulheres deve-se tratar causas mais específicas.

Tipos:

• – Tratamentos tópicos
  • – Tratamentos orais
  • – Tratamentos intradérmicos

Categoria: SP Centro – Clínica Dr. Gustavo Ochiuto

Como funciona o tratamento cirurgico?

Técnica fio a fio: A técnica cirúrgica consiste na retirada de uma pequena área do couro cabeludo, para a coleta dos folículos, que serão cuidadosamente separados. Na região a ser implantado o micro enxerto de cabelo, são realizadas múltiplas micro incisões, onde serão posicionadas cada unidade folicular, respeitando o ângulo de inclinação natural do cabelo.

O cabelo transplantado, advém da área doadora permanente, não sofrendo as ações da queda capilar e desta forma, podendo devolver os cabelos e retardar os sinais do envelhecimento. A cirurgia é realizada sob anestesia local, proporcionando analgesia para o paciente. O pôs operatório e tranquilo e o paciente pode retornar as suas atividades em menos de uma semana.

Transplante capilar técnica FUT

Como funciona?
O primeiro passo da cirurgia é a retirada de uma pequena elipse do couro cabeludo da área posterior da cabeça. É dessa elipse que serão retirados os folículos capilares a serem transplantados na região calva (área receptora).
O segundo passo é a dissecação da elipse retirada para a formação das unidades foliculares (folículo contendo a raiz capilar + glândula sebácea + tecido conjuntivo ao redor), que podem conter de 1 a 4 fios. No total são confeccionadas 2.600 a 3500 unidades foliculares ou mais, que podem totalizar cerca de 7 a 10 mil fios, dependendo da área doadora obtida de cada paciente.

O terceiro passo é a distribuição das unidades foliculares na área calva que deve seguir a direção correta, com a angulação e a densidade indicada para cada região. Este é um processo igualmente trabalhoso e artesanal.

O tempo da cirurgia é em média 4 horas.

É importante observar que é normal a necessidade de dois tempos cirúrgicos para a restauração de toda a área calva, dependendo do grau de calvície.

Transplante capilar técnica FUE

Como funciona?
As unidades foliculares são removidas uma a uma resultado em múltiplas cicatrizes puntiformes ao invés de uma cicatriz única e linear (FUT).

Em ambas as técnicas as cicatrizes poderão ser camufladas pelos cabelos adjacentes. Lembrando que a escolha da técnica é individualizada e deve ser indicada pelo médico, de acordo com a avaliação de cada paciente.

Como funciona?

No Follicular Unit Extraction (FUE), não é realizada a incisão para a retirada da área doadora, logo não há cortes e não existe a cicatriz linear e sim multiplas cicatrizes puntiformes.

O princípio do Follicular Unit Extraction (FUE) é relativamente simples: o cirurgião retira as unidades foliculares uma a uma da área doadora. Para isto, utilizando um micropunch que pode variar em média de 0,7 a 1,2 milímetros faz uma pequena incisão ao redor da unidade folicular e aprofunda na mesma direção de nascimento do pelo, para evitar a transecção, soltando-a da pele do couro cabeludo. Após isto, com uma pinça de microcirurgia retira cuidadosamente uma a uma as unidades foliculares. Todo o procedimento é realizado com lentes de aumento.
Dr. Gustavo Ochiuto
Dr. Gustavo tem ampla experiência com tratamento capilar clínico e cirúrgico.

Doenças do couro cabeludo

O couro cabeludo é uma extensão da pele e, assim como qualquer outra parte do corpo, pode ser atingido por várias doenças. Entre tantas, podemos citar as mais populares

DERMATITE SEBORREICA

Popularmente conhecida como caspa, a dermatite seborreica caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborréia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação.

A inflamação (irritação) produz uma vermelhidão e sensibilidade no couro cabeludo, enquanto a descamação pode variar de finas escamas (lembrando polvilho) à intensa, formando crostas, muitas vezes aderidas, e que ao serem removidas deixam o couro cabeludo ferido. Pode associar-se à alopecia androgenética, acelerando a perda capilar. O stress é um dos mais importantes fatores desencadeantes desse quadro. Outro fator é o aumento do número de fungos usuais (p. Ovale) do couro.

PSORÍASE

Essa doença de pele é associada à herança genética, com localização mais freqüente nos joelhos e cotovelos mas também pode acometer o couro cabeludo, onde muitas vezes é confundida com a dermatite seborreica. Leva à uma descamação intensa e esbranquiçada, seca e aderente que ultrapassa os limites do couro cabeludo, diferentemente da dermatite seborréica.

Melhora com a exposição solar e tratamento adequado que inclui xampus à base de alcatrão e ácido salicílico, que tem ação queratolítica (ou seja, afinam a pele), loções de corticoesteróides (anti-inflamatorio) de aplicação tópica e infiltrações nos locais mais persistentes das placas. Outras opções terapêuticas para os casos mais graves ou intensos incluem a tomada de comprimidos de acitretina, um derivado da vitamina A e PUVA.

ALOPÉCIA AREATA

É uma doença auto-imune, em que o corpo reconhece como inimigas as próprias células, destruindo-as. Pode haver perda de cabelos em clareira, perda dos pêlos da barba, das pernas e até mesmo das sobrancelhas e cílios, tudo em forma de círculo. A alópecia areata, pode estar associada a outros problemas da pele, como vitiligo, ou a outros problemas orgânicos, como alterações da glândula tireóide. Para este tipo de doença do couro cabeludo, ainda não há um tratamento específico e que seja realmente eficaz.

SÍNDROME DOS CABELOS IMPENTEÁVEIS

Surge entre a infância e a adolescência. Os cabelos têm crescimento lento, coloração prateada e são frágeis, o que torna praticamente impossível obter um aspecto ordenado.

·Doenças do couro cabeludo
·Caspa
·Alopécia areata
·Tratamentos

TINHA DO COURO CABELUDO

Essa doença do couro cabeludo é causada por diferentes fungos, que provocam perda de cabelo localizada. Há o surgimento de placas, que podem ficar inflamadas e até infeccionar. O tratamento é simples – basta tomar antibióticos orais –, desde que o problema seja descoberto precocemente. Caso contrário, pode haver perdas permanentes de cabelo, principalmente quando a inflamação é exagerada.

FOLICULITE QUELOIDIANA DA NUCA

Trata-se de uma infecção crônica dos folículos pilosos. Nos casos mais graves, pode deixar fibroses ou cicatrizes do tipo quelóide. Essa doença do couro cabeludo, ocorre mais freqüentemente em homens com tendência a acne.

LÍQUEN PLANO PILAR

Manifesta-se pela vermelhidão e descamação do couro cabeludo, acompanhada de pequenas bolinhas arroxeadas. Se não for tratado rapidamente, leva a uma perda permanente dos cabelos no local, chamada de alopecia cicatricial. Essa doença do couro cabeludo mais comum em mulheres de meia-idade.

MONILETRIX

Os cabelos são quebradiços e finos e originam-se de pequenas bolinhas com cascas no couro cabeludo.

TRICORREXIS INVAGINATA

Os cabelos têm o aspecto similar ao de um bambu. Pode estar associada a doenças genéticas em que, concomitantemente, são encontrados problemas como o ressecamento excessivo da pele.

PILI TORTI

Alteração estrutural dos cabelos, em que os fios ficam quebradiços e torcidos. É sintoma de algumas síndromes.

TRICODISTROFIA

Os cabelos, cílios e sobrancelhas são curtos e quebradiços. Para o seu diagnóstico, devem ser analisados a presença de enxofre e de aminoácidos nos fios.

DESORDENS GENÉTICAS

Acometem principalmente crianças, muitas vezes desde o nascimento o que, felizmente, são bem raras.

Atendimento Vip com hora marcada

Dr. Gustavo Ochiuto.
Ampla experiência com tratamento capilar clínico e cirúrgico.

Categoria: SP Centro – Clínica Dr. Gustavo Ochiuto

Tratamento clínico e cirúrgico para queda de cabelo, doenças do couro cabeludo e calvice. Atendimento em:

• Clínica Jardins – São Paulo/SP | Tel: (11) 2619-4001
  • Clínica Santos – Santos/SP | Tel: (13) 4141-2190
  • Clínica Fremissant – Cuiabá/MT | Tel: (65) 3653-6320
  • Clínica Nossa Sra. das Graças – Cuiabá/MT | Tel: (65) 3052-8002

Causas da calvície

Existem diferentes tipos de calvície, ocasionada por diferentes causas. Fatores como dieta, medicamentos, estresse, hereditariedade, cuidados impróprios com os cabelos e certas doenças podem causar a queda de cabelo.

Porém a causa mais comum de calvície masculina é a alopecia androgenética, acontece quando o hormônio masculino testosterona é convertido para dihidrotestosterona (DHT), este age no folículo capilar deixando-o mais finos, mais fracos, consequentemente levando-o a morte, caso não seja tratado em tempo hábil para restauração.

Categoria: SP Centro – Clínica Dr. Gustavo Ochiuto

Após o transplante você poderá cortar, lavar e fazer penteados

SP Centro | Agende sua consulta

Transplante capilar

É uma técnica cirúrgica que consiste em retirar cabelo da área doadora permanente (área da nuca, onde o cabelo não costuma cair) do próprio paciente e transplantá-los para um local sem cabelos (área calva), implantando-os fio por fio, respeitando a direção natural de crescimento do cabelo.

A cirurgia é realizada com anestesia local em centro cirúrgico e posteriormente o paciente retorna para casa após o procedimento, não havendo necessidade de internação.

O crescimento da raiz (folículo capilar) implantada se inicia por volta do terceiro mês, chegando a um crescimento satisfatório por volta quinto mês.

Categoria: SP Centro – Clínica Dr. Gustavo Ochiuto

Respostas as principais dúvidas dos nossos pacientes, saiba mais sobre tratamentos e transplante capilar.

Dr. Gustavo Ochiuto na mídia

Categoria: SP Centro – Clínica Dr. Gustavo Ochiuto

Ficou alguma dúvida? Fale com a nossa equipe!

× WhatsApp